Balão ISul
A intenção de fazer este programa foi de criar uma interatividade bacana em nosso website e mostrar um pouco de nossos conhecimentos na plataforma iOS (iPhone, iPod e iPad).

iOS Web



Projeto




Digite o código

Primeiro você deve entrar no website “http://balao.isul.com.br” e digitar o código disponível no painel do seu aparelho. Depois clique em “comandar”. Você verá um painel de instrumentos e um queimador para controlar o balão no website.


Como funciona

Deslize o dedo (para cima e para baixo) através da alavanca da esquerda, ele ligará e apagará o fogo. O fogo faz subir o balão. As correntes de ar definem para qual lado o balão vai se mover. Quanto mais alto, nesta nossa simulação, ele se moverá para a esquerda; quanto mais baixo o balão estiver, ele se moverá para a direita.




 
Instrumentos

Acompanhe sua altitude, a velocidade do vento, variação de altitude, temperatura e outras informações através do painel de instrumentos.



On/Off

Toque no botão “on-off” na direita do queimador para sair da app.



Wi-Fi

Importante: Você terá uma melhor experiência usando uma conexão Wi-Fi.


 




Interatividade com o web site a partir de seu smartphone.


 



Entenda
o Balonismo

Balonismo é um esporte aéreo praticado com um balão de ar quente. Possui adeptos em todo o mundo, no Brasil, o esporte vem se tornando popular. Um balão de ar quente tem três partes essenciais: o queimador, que aquece o ar; o envelope de balão, que segura o ar; e o cesto, que carrega os passageiros.  





Para aumentar o queimador, o piloto abre a válvula de propano. A chama do queimador aquece o ar no envelope do balão. A cesta segura os passageiros, os tanques de propano e o equipamento de navegação. Para manobrar o balão horizontalmente, o piloto sobe ou desce de altitude, pegando diferentes correntes de vento.





Conheça os
instrumentos


Altímetro

O instrumento usado para medir alturas ou as altitudes, geralmente em forma de um barômetro aneróide destinado a registrar alterações da pressão atmosférica que acompanham as variações de altitude.

Bússola

É um instrumento navegacional para se encontrarem direções. Ela consiste num ponteiro magnetizado livre para se alinhar de maneira precisa com o campo magnético da Terra.

Termômetro

É um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura.


Anemômetro

É um instrumento utilizado para medir a velocidade do vento.

Variômetro

É um instrumento aeronáutico que serve para indicar a razão de subida ou descida de uma aeronave.

É também chamado de “climb”. Na maioria das aeronaves a unidade usada é em pés por minuto, podendo também ser encontrado com a unidade em m etros por segundo.
 
Modalidades
do balonismo 
Fly on

O instrumento usado para medir alturas ou as altitudes, geralmente em forma de um barômetro aneróide destinado a registrar alterações da pressão atmosférica que acompanham as variações de altitude.

Key Grab

Um mastro é colocado na área de público do evento e os competidores podem escolher um ponto de decolagem livremente, a uma distância mínima determinada pela organização. Vence o balão que consegue se aproximar em vôo do mastro e agarrar a chave - ou o símbolo da festa - pendurado em sua ponta.

 
Fly in

Os competidores tentarão voar para um alvo comum, determinado pelo juiz. Aquele que conseguir jogar sua marca o mais próximo do alvo, será o vencedor.


Alvo declarado
pelo juiz


Os balonistas procuram jogar suas marcas (um saquinho de areia com uma fita com o número de seu balão) bem em cima de um alvo colocado no solo. Quando há mais de um alvo declarado, e o competidore pode escolher o alvo que melhor lhe convier, a prova é chamada de Valsa de Hesitação.
 
Caça à Raposa

Um balão decola antes dos competidores e faz um percurso aleatório de vôo. Após um determinado período de tempo (geralmente entre 10 e 30 minutos, dependendo das condições de vento), os outros balões decolam e procuram seguir o mesmo percurso, em busca do balão raposa. O competidor que conseguir pousar mais próximo do ponto onde o balão raposa aterrissou será o vencedor. Vale lembrar que esta não é uma prova competitiva e é utilizada apenas em festivais ou eventos não competitivos.
Fontes:

- Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/
Data: (jun/2010) .

- HowStuffWorks
http://ciencia.hsw.uol.com.br/
Data: (jun/2010).